A metodologia utilizada nos cursos de informática e administrativos é a interativa, que utiliza recursos didáticos multimídia de última geração para cursos de formação profissional. A finalidade da etapa interativa é transmitir conhecimento ao aluno, através de explicações, exercícios simulados e monitorados pelo próprio sistema, onde o aluno realmente interage com a máquina, proporcionando uma maior concentração nas aulas e consequentemente um melhor resultado.

As aulas interativas são uma tendência em cursos de formação profissional, pois não requerem a formação de turmas, e utilizam o próprio objeto de ensino – o computador e seus programas, como recurso de aprendizagem.

A Hands On utiliza para a realização dos cursos interativos material didático – programas e apostilas, da Visual Mídia, empresa localizada no Estado de São Paulo que atua há mais de oito anos no ramo da virtualização do ensino, com mais de 500 escolas licenciadas em todo o Brasil. Trata-se, portanto, de um método de ensino testado, consolidado e bem-sucedido nas suas finalidades.

vm_logo

Cada aula está programada para durar de 45 a 60 minutos, dependendo do aluno, e é dividida em três etapas: aula interativa, leitura e realização de exercícios da apostila e teste, todas realizadas no laboratório de informática da escola.

Após acompanhar o desenvolvimento da aula pelo monitor, o aluno realiza uma série de exercícios no computador, seguindo uma sequência passo-a-passo proposta na apostila, com o objetivo de fixar o conhecimento adquirido na etapa anterior. Todas as apostilas são produzidas no formato A4, impressas em offset ou laser, utilizando uma ou duas cores, com diversas ilustrações, tabelas e outros elementos demonstrativos.

Ao final de cada aula, ou seja, depois de realizadas as etapas interativa e de exercícios da apostila, é aplicado um teste, no qual o aluno deve obter um aproveitamento mínimo pré-definido para ser aprovado para aula seguinte, possibilitando assim, uma constante avaliação.

meto1
Modelos de aulas interativas poderão ser acessadas pelo link abaixo:
Demonstração de Aula Interativa

É importante destacar que durante as aulas há sempre a presença de um instrutor dentro de sala, acompanhando e orientando os alunos no uso da metodologia, bem como eventualmente sanando alguma dúvida que tenha permanecido no decorrer da aula.

Vantagens do método interativo:

  • Não é necessário formação de turma;
  • Início das aulas imediato;
  • Alunos com níveis de conhecimento diferentes podem estudar numa mesma sala de aula;
  • Possibilidade de realização de cursos intensivos ou no ritmo desejado pelo aluno;
  • Grande flexibilidade de horários para a realização do curso;
  • Alto índice de aproveitamento;
  • Fácil reposição de aulas perdidas;
  • Atendimento individualizado em sala de aula;

Os cursos de idiomas – inglês e espanhol, utilizam a metodologia convencional, com formação de turmas, e aulas focando a conversação, utilizando materiais de qualidade como os da Oxford University, da Inglaterra. Os livros são compostos de livro-texto e de exercícios e CD-Rom, e divididos em níveis conforme o grau de conhecimento anterior da língua. Cada aula dura 1h duas vezes por semana ou 2h uma vez por semana.